MENU
MENU
Conteúdo blog

Programa Retorna Tinta - Saiba como descartar corretamente as sobras de tinta da obra

14 de maio 2024

O programa da ABRAFATI visa tornar mais acessível o descarte responsável das sobras de tintas, assim como de embalagens vazias do produto.

Quem nunca ficou com várias sobras de tintas em casa depois de uma obra/ reforma, né? Ficamos com o sentimento de que um dia usaremos a sobra, mas acaba que esse dia nunca chega e elas acabam sendo descartadas incorretamente no meio ambiente.

Caixas e latas na cor azul no evento de lançamento do programa

O Home Center Tupan recebeu o primeiro ponto de entrega voluntária (PEV) do programa Retorna Tinta


Tintas, vernizes e solventes são compostos químicos que apresentam riscos quando descartados incorretamente, por poderem ser absorvidos pela pele, solo ou lençol freático, causando poluição no ar, na água e até mesmo gases explosivos. As embalagens desses produtos também não devem ser descartados levianamente e o indicado é que não seja reutilizada.


Então, como descartar corretamente?

Para estimular o descarte correto e responsável desses materiais, a Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) desenvolveu o programa Retorna Tinta. O programa é destinado para o descarte doméstico desses materiais pós-consumo e para participar é super fácil, confira.

Tonel azul do programa Retorna Tinta no evento de lançamento

Descarte suas sobras de tintas no Home Center Tupan da Imbiribeira



1 - Leve a sua embalagem vazia ou com as sobras (se estiver com sobras, certifique-se que o conteúdo não vaze) a um ponto de coleta do Retorna Tinta.  


2 – No ponto de coleta, você pode colocar a embalagem no local sinalizado ou entregar ao consultor que irá recolher e fazer o direcionamento correto.   


3 – Pronto, você acabou de fazer o descarte correto e responsável das sobras de tintas!





É importante lembrar:

  • O programa é gratuito, não será cobrado nenhuma taxa para o descarte. 

  • Pode ser descartado embalagens vazias ou com sobras de tintas, vernizes e solventes.  

  • Não há restrições de marcas/tipos de tintas, solventes e vernizes, pode ser descartado embalagens de qualquer marca ou tipo. 

Pontos de coleta

O Home Center Tupan da Imbiribeira é o primeiro ponto de entrega voluntária (PEV) de sobras de tintas do norte-nordeste do programa.  Assim que você chegar na loja, receberá orientações de como fazer o descarte correto com nossos vendedores.  Todos eles estão preparados para te receber!


O ponto de entrega voluntária (PEV) funciona todos os dias e o descarte pode ser feito durante o horário de funcionamento da loja. 

Endereço:

Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 3963 - Imbiribeira

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta: 08:00 - 20:00

Domingo: 08:00 - 17:00

Se ainda tiver dúvidas sobre o programa e como participar, converse com um de nossos vendedores ou mande uma mensagem em nossas redes sociais: