Quais os tipos de lixas manuais e para quê serve cada uma?
Quais são os tipos de lixas manuais Dimax e para quê servir cada uma?
16 de maio de 2024
Sendo um dos acessórios mais usados em reformas e construções, conheça a função de cada uma das lixas manuais e como/quando as usar.
A Dimax é conhecida por oferecer uma variedade de produtos que facilitam sua vida na reforma ou construção. Sua linha de lixas manuais foi projetada com material de qualidade que traz mais resultado para obra, e é dividida em 03 tipos: lixa d'Água , lixa para massas e lixa para ferro , onde cada uma desempenha um papel fundamental na preparação e acabamento de superfície.
Você encontra toda a linha Dimax nas lojas e no site da Tupan .
As lixas d'Água podem ser usadas na preparação de superfícies úmidas ou secas e no acabamento de massas acrílicas, PVA, texturas, primers e vernizes em processos de repintura automotiva. Ah, e também pode ser usado no lixamento de massa ou gesso em parede e até madeira.
As lixas para massas são indicadas no acabamento de paredes/madeira, no nivelamento de texturas e pinturas de superfícies. Já as lixas para ferro são indicadas para lixamento de ferro e metal, elas preparam a superfície para a pintura, removem as imperfeições e alinham as ferragens.
Depois de conhecer os três tipos de lixas Dimax, veja como e quando usar cada uma na sua obra!
Como escolher a lixa certa para minha reforma ou construção?
Como já mencionamos, a Dimax possui três tipos diferentes de lixas com usos e tamanhos de grãos diversos, então, para escolher a lixa certa é bom considerar dois aspectos: onde ela será utilizada e o tamanho do grão da lixa.
Se você precisa nivelar massa corrida, acrílica, gesso, reboco ou removedor de pinturas antigas, o mais indicado é a lixa para massas . Para lixar PVC, primers e vernizes automotivos, você pode usar uma lixa d'água . Agora, se você planeja remover ferrugem, vernizes e tintas ocultas ou metais, a mais indicada é a lixa para ferro .
Qual o tamanho de grão correto para cada tipo de uso?
Para escolher o tamanho do grão certo, é preciso entender que as lixas mais grossas possuem números maiores e são ótimas para tirar bastante material, sendo usadas para o lixamento pesado. Já as lixas mais finas possuem números menores e são perfeitas para o acabamento.
Para ter uma ideia melhor, confira na tabela abaixo as gramaturas e seu uso recomendado.
Muitas vezes em um mesmo serviço são utilizados diversos tamanhos de grãos. Nesses casos, o indicado é começar com uma lixa mais grossa e ir gradualmente usando lixas mais finas. Uma dica: a lixa a seguir não pode ultrapassar 50% do grão usado anteriormente. Por exemplo, se você começou com uma lixa G 100, a próxima precisa ser entre G 120 ou G 150.
Como usar as lixas manuais Dimax?
Antes de iniciar o processo de lixamento, é necessário o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Eles irão te proteger da poeira e de possíveis acidentes. Os EPIs indicados são: óculos de proteção, luvas e máscara obrigatória.
Passo a passo de como usar as lixas
1- Limpe a superfície que ficará lixada: retire a poeira, manchas de gordura e/ou graxas.
2- Raspe possíveis imperfeições: muito comuns em paredes, antes de lixar remover áreas soltas com uma escova de aço, por exemplo.
3- Use um taco para lixa: facilita o processo de lixamento e o processo de lixamento.
Agora que você já conhece os tipos de lixas Dimax, suas especificidades e como usar, visite a Tupan mais próxima ou acesse o site para planejar sua próxima reforma ou construção.